quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EXPANSÃO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL SÉC XV

Primeiramente vamos entender como tudo isso se iniciou. Os países da Europa atrvés do Golfo Pérsico e dos portos do Adriático comercializavam a compra de especiarias( cravo, canela, pimenta e etc) com as Índias. Em 1453, os turcos otomanos dominaram Constantinopla, na Ásia Menor e impossibilitaram o comércio direto com o Oriente. Então os países europeus passaram a procurar novos caminhos que chegasse as Índias sabendo ser necessário contornar a África, mas não se sabia se isso era possível. Sendo os portugueses os pioneiros juntamente com a Espanha. O reino português foi o pioneiro nas grandes navegações graças a um grande progresso comercial e também a ESCOLA DE SAGRES que era uma escola de navegação, onde desenvolveram novos instrumentos e tipos de embarcação como aprenderam a conhecer o regime dos ventos e correntes do oceano, a usar a bússola e so astrolábio(um instrumento para avaliar a latitude, possibilitando a navegação afastada da costa), vela triangular ou vela latina e etc. Nessa época Gil Eanes já havia chegado ao extremo ocidental da África, o CABO BOJADOR(1434). Em 1488 Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, demonstrando existir um caminho pelo sul da África, e finalmente em 1498 Vasco da Gama chega com uma poderosa esquadra a Calicute, na Índia. Já os espanhóis, com a esperança de descobrir um caminho pelo oeste até a Índia, mandou navegadores explorarem o mar. O sucesso logo chegou, quando em 1492 Cristovão Colombo descobre a América. Colombo d inicio pensara ter chegado nas Índias somente mais tarde com a viagem de Américo Vespúcio, navegador florentino, que ele percebeu que era um continente novo onde deu-se o nome de Américo ao novo continente em homenagem a Vespúcio. Curiosidade( entre 1519 e 1522, o português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, iniciou a primeira viagem de circunavegação do globo, tendo falecido nas Filipinas em 1521, a viagem foi completada por Sebastião Del Cano. Com essa viagem ficava comprovada a teoria de que a Terra é Redonda.
Portugal foi o pioneiro, mas não foi o único pais a realizar a expansão marítima pois a Espanha também realizou seu processo de centralização política. Com a descoberta de novas terras no ocidente causou conflito entre Espanha e Portugal. O Papa Alexandre VI intercedeu decretando em 1493 a Bula Inter Coetera( este documento estabelecia a divisão do mundo através de um meridiano situado a 100 léguas a oeste arquipélago do Cabo Verde. Um ano mais tarde foi assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas 1494. Aumentando o limite para 370 léguas limitando as terras descobertas em duas porções: tudo o que estivesse a leste seria português, e a oeste seria da Espanha. Seguiram-se muitos descobrimentos no novo continente como em 1500 Pedro álvares Cabral descobriu o Brasil. Sendo ainda muito discutido entre os historiadores pois como registra o escrivão Pero Vaz de Caminha com o termo “ACHAMENTO”. A partir de 1940 vários historiadores brasileiros e portugueses passam a defender a tese da intencionalidade da descoberta, hoje amplamente aceita.
Algumas consequências da expansão: como o eixo da Europa passou do Mediterrâneo para o Atlântico, os italianos perderam o monopólio das especiarias.

Este artigo esta resumido. Aprofunde seus estudos por outros meios. .Italo Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário