quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

EXERCÍCIO-2

01(UPE/2010) A luta pela emancipação política do Brasil foi marcada por rebeliões que enfraqueceram o
domínio português, divulgando as ideias liberais. Com a chegada de D. Pedro I ao poder, a
sociedade brasileira da época
A) conseguiu sua autonomia econômica e libertou-se do poder dos europeus.
B) conviveu com um governo descentralizado e liberal nas normas jurídicas.
C) manteve a escravidão, mas fez mudanças importantes na legislação social.
D) recuperou sua produção agrícola, destacando-se o algodão e o café.
E) enfrentou dificuldades políticas, sendo D. Pedro I acusado de autoritarismo.

02(UPE/2010) A liberdade política exige lutas e enfrentamentos, muitas vezes, violentos. Em Pernambuco, a
insatisfação da população levou à organização da Confederação do Equador, logo depois de
1822. Liderada pelos liberais, a Confederação tinha como objetivo
A) afirmar um governo baseado numa Monarquia Constitucional, segundo os modelos do Iluminismo
francês.
B) definir um governo democrático, com o fim imediato da escravidão e do governo monárquico.
C) reforçar a centralização política, sem, contudo, alterar a Constituição de 1824 e suas normas básicas.
D) criar uma república federativa, facilitando a descentralização política e o fim do autoritarismo.
E) destruir o poder dos grandes latifundiários, proclamando uma constituição radicalmente liberal.

03(UPE/2010) Viver a democracia era o desejo de muitos grupos políticos existentes no Brasil dos anos 1930.
No entanto, o governo de Getúlio Vargas seguia outros caminhos, enfrentando as oposições.
Com a Constituição de 1937, Getúlio Vargas
A) centralizou mais ainda o poder político, firmando o autoritarismo.
B) procurou modernizar a sociedade, multiplicando os partidos políticos.
C) refez a legislação sindical, garantindo as reivindicações operárias.
D) fortaleceu normas liberais, sem, contudo, deixar seu poder de centralizador.
E) trouxe ideias

04(UPE/2010) Os anos de 1960 foram marcados por inquietações políticas que agitaram a sociedade brasileira
em busca de melhores condições de vida. Nesse período,
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0 0 efetivou-se a democracia no Brasil, com a multiplicação de partidos políticos e a
reafirmação das liberdades civis e democráticas.
1 1 foi decretado o Ato Institucional I, que revelou o autoritarismo dos governos
militares e sua atitude centralizadora.
2 2 o governo de João Goulart conseguiu ampliar seu poder, implantando a Reforma
Agrária e socializando as riquezas.
3 3 houve conspirações políticas importantes para a reorganização da sociedade
brasileira, provocando violências e manifestações nas ruas.
4 4 consagraram-se a violência política e uma forte centralização dos governos
militares, com atuação de serviços secretos militarizados. sociais mais avançadas, imitando modelos europeus.
05(UPE/2010) As liberdades políticas dependem, entre outras coisas, da atuação das organizações partidárias e
de seus espaços na formação da cidadania. Com a fundação do Partido dos Trabalhadores, na
segunda metade do século XX, tivemos, no Brasil,
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0 0 a afirmação clara de uma proposta política socialista, seguindo os ensinamentos
de Fidel Castro durante a sua gestão em Cuba.
1 1 a consolidação de um partido com base sindical, embora firme alianças com
outras forças políticas mais conversadoras.
2 2 o isolamento político da classe operária, distante da sociedade civil e radical na
defesa do socialismo com base leninista.
3 3 o crescimento do poder das lideranças sindicais, influenciando em mudanças
nas relações sociais e nas eleições para o Congresso Nacional.
4 4 a permanência de alguns valores conservadores, gerando uma ampla decepção
nacional aos feitos do PT no poder central.

06(UPE/2009) As sociedades mudam suas práticas sociais e conservam outras através da sua convivência no decorrer do tempo
histórico. Na época da colonização portuguesa, havia, no Brasil, uma sociedade marcada pela escravidão e a
injustiça social. Nos engenhos produtores de açúcar,
A) predominava o trabalho escravo e o poder dos proprietários, sem a interferência da religião, ausente do núcleo de
dominação.
B) havia mais liberdade social do que nos centros urbanos, devido à presença de núcleos de trabalho livre em quantidade
expressiva.
C) permaneciam relações de poder patriarcais na vida social, sendo a riqueza produzida importante para Portugal e sua
colonização.
D) mantinham-se práticas sociais hierarquizadas para os escravos, havendo liberdade para as mulheres.
E) existia uma participação dos valores do catolicismo numa luta cotidiana contra a escravidão dominante nas relações
sociais.

07(UPE/2009) Olinda e Recife viveram momentos históricos diferentes desde os tempos da colonização portuguesa. Chegaram,
inclusive, a ter conflitos que assinalavam divergências de interesse. Um deles, a Guerra dos Mascates, que
A) mostrou a decadência econômica de Olinda que sofria com suas dívidas financeiras em crescimento.
B) afirmou a importância política do Recife, com seu rico porto, independente até das ordens vindas de Portugal.
C) consagrou o poderio da aristocracia olindense, com amplo domínio da produção do açúcar na colônia.
D) consolidou o governo de Castro e Caldas, aliado dos recifenses e líder político no conflito.
E) criou condições para recuperação de Olinda, dificultando as atividades comerciais do Recife.

08(UPE/2009) Muitas revoltas tornavam claras as insatisfações dos colonos contra os desmandos de Portugal. Havia também a
divulgação das idéias liberais, importantes para aprofundar a crise do sistema colonial. Nesse contexto, a
Conspiração dos Suassunas em Pernambuco
A) destacou-se pela sua organização militar e seu ideário iluminista.
B) estimulou o debate político contra o sistema colonial português.
C) firmou a existência de núcleos politicamente conservadores.
D) foi sem importância para o movimento libertário de Pernambuco.
E) era um movimento restrito aos intelectuais do Seminário de Olinda.

09(UPE/2009) Com a Abdicação de D. Pedro I, romperam-se os elos entre Brasil e Portugal. Consolidou-se, assim, o poder dos
latifundiários, os quais conseguiram moldar uma monarquia liberal-escravista de acordo com seus interesses e
expectativas. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar.
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0 0 A Abdicação foi resultado de um conflito que vinha de antes da Independência, o conflito entre
lusitanismo e a classe dominante nacional.
1 1 Para a classe dominante nacional, o absolutismo de D. Pedro I representava a garantia da
manutenção de uma ordem que ajustava os seus principais interesses.
2 2 Economicamente, o Brasil vivia um longo hiato intercíclico, não havendo nenhum produto de
exportação que se salientasse.
3 3 A Abdicação de D. Pedro I deve ser vista, exclusivamente, pela sua motivação em favorecer sua
filha D. Maria da Glória.
4 4 A monarquia logrou impor o centralismo unitarista acima de federalismo, criando uma unidade
nacional.

10(UPE/2009) O Movimento de 1930 emergiu da ruptura interna das oligarquias e do crescimento das pressões populares. O
Getulismo consistiu na primeira grande modalidade de política populista no Brasil. Na prática, essa política
traduzia-se no (na)
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0 0 tipo de ideologia e de estilo de ação, determinado por Vargas, garantindo, ao mesmo tempo, o
perfil de liderança carismática, paternalista e personalista.
1 1 criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
2 2 apoio dos assalariados à “Revolução de 1930” que foi uniforme e incondicional.
3 3 intervenção na vida econômica e nas relações de trabalho, apoiando o Partido Comunista.
4 4 criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

11(UPE/2009) O famoso “Milagre Brasileiro” foi, sobretudo, uma retórica do Estado autoritário, sustentado pela
tecnoburocracia do aparelho civil-militar encastelado no poder. Vigorava o lema “Desenvolvimento com
Segurança”, e a expressão “Segurança Nacional” era elástica, o bastante para reprimir toda e qualquer crítica
ao modelo econômico implantado.
(Luiz Roberto Lopez, História do Brasil Contemporâneo, P. Alegre, Mercado Aberto, 1987, p. 130)
Nesse período, assistimos ao(aos)
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0 0 crescimento da atuação das multinacionais no país, especialmente, em áreas de exploração
mineral e produção industrial importantes.
1 1 aumento da concentração da propriedade agrícola, com a modernização do campo.
2 2 envolvimento da classe média nas campanhas, vinculadas à imprensa, especialmente a TV, de
protesto à violência que abatia os considerados subversivos.
3 3 alimentos industrializados, destinados a uma faixa salarial que podia comprá-los, concorrerem
com os naturais.
4 4 grandes grupos econômicos nacionais investirem pesado na indústria de bens de consumo.

12(UPE/2009) Em 1977, cabeludos, barbudos e inconformados com o sistema político, jovens traziam novamente para as ruas,
em várias cidades do Brasil, suas palavras de ordem e protesto. O crescimento dessa oposição traduzia-se na(s)
no
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0 0 luta pelo estabelecimento do bipartidarismo político.
1 1 lembranças de líderes, professores, religiosos mortos e exilados.
2 2 luta pela construção da aliança com todos os setores democráticos.
3 3 campanha para instituição da justiça do trabalho.
4 4 combate à censura de entidades, como a Igreja Católica, a Ordem dos Advogados do Brasil e a
Associação Brasileira de Imprensa.

Um comentário:

  1. oi Italo, gostei da iniciativa. Dou aula em um pré vestibular funciona mais como um grupo de insentivo ao vestibular.. se vc tiver sugestões sobre as provas de História seria muito bom ve-las.Estou cursando História na UPE...forte abraço
    Bruna Cristina

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