quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GABARITO / RECUPERAÇÃO

RESOLUÇÃO DA PROVA/GABARITO: RECUPERAÇÃO

01. Resposta: C
Resolução: O autor lamenta o fato de o indígena estar subordinado aos missionários, situação que não permite o uso de seu trabalho por outros, os "leigos".

02. Resposta: D
Resolução: o mulato, filho de homem branco, não tinha o reconhecimento da paternidade e, apesar de muitas vezes livre, era atingido pelo preconceito e pela falta de direitos, garantindo o direito de herança apenas a filhos "legítimos".

03. Resposta: C
Resolução: A transferência da Corte no final de 1807 esta relacionada ao bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte à Inglaterra e a situação de submissão de Portugal a economia britânica. A transferência foi responsável pela adoção de uma política que iniciou o rompimento do Pacto Colonial.

04. Resposta: D
Resolução: A "questão abolicionista" tornou-se importante após a Guerra do Paraguai. Isso não significa que não existisse anteriormente. Os livros didáticos apresentam antes da guerra a "questão do tráfico" como central, e não a da abolição.

05. Resposta: B
Resolução: O pequeno número de escravos, não mais trabalhando nas áreas decisivas da economia, contribuíram para tal situação.


..................................................................................................................
Italo Diego Batista Costa - AVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário