quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EXERCÌCIO - 19

Nº de quetões – 10
Nº questões respondidas –
Nº de acertos –
Nº de erros –
Nº de questões não respondidas –
Nº de questões nulas –

Porcentagem de acertos na prova(%) –

Situação:
• Aprovado(a):
• Reprovado(a):
• Recuperação(a):

Aluno(a):

OBSERVAÇÕES:
• Preencha o local destinado ao nome do aluno.
• Entre 05 e 06 acertos o aluno estará automaticamente na recuperação.
• Entre 07 e 10 acertos o aluno estará automaticamente aprovado.
• Abaixo de 05 acertos o aluno estará automaticamente reprovado.
• A recuperação contem 05 questões sendo obrigado ao candidato a acertar no mínimo 80% da prova o que equivale a 04 acertos.
• Abaixo de 04 acertos na prova de recuperação o aluno é considerado reprovado.
• O aluno terá 1h 00min para realizar a prova.
• O gabarito sairá 15 minutos no máximo logo ao término da prova.
• O resultado individual saíra 30 minutos no máximo logo ao término da prova.
• Questionamentos sobre perguntas e outras demais variavéis pode ser tirada a qualquer momento.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS:
01. “Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a familia veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas”. Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra MEMÓRIA E SOCIEDADE, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise.
A)Do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais.
B)Da imigração européia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como “sistema de parceria”.
C)Da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.
D)Do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabaçhadores rurais para o setor manufatureiro.
E)Da crise na produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

02.(FGV/2005) "... As eleições de 1900 para a Câmara Federal e o terço do Senado confirmam o benefício desta política em favor das oligarquias que estão no poder. (...) Este sistema de apoio às oligarquias vai significar a permanência daquelas que estão no poder. (...) As oposições oligárquicas agora não podem mais ter esperança de uma vitória legal, e às vezes, nem mesmo de um bom êxito revolucionário."
(CARONE. Edgard. A República Velha. 166 edição. São Paulo: Difel. pp. 193-194).
O autor se refere:

a) À política da conciliação.
b) Ao Encilhamento.
c) À República da Espada.
d) À promulgação da nova constituição republicana.
e) À política dos governadores.

03. A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado “Cone Sul”, teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado:
A)Pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização associado aos capitais estrangeiros.
B)Pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais estrangeiros.
C)Pela elaboração de uma política populista, caracterizada por uma intensa reforma agrária, levando a um processo de crescimento do mercado interno.
D)Pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de movimentos socialistas.
E)Pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos.

04. (FGV/2005) Sobre a participação do Brasil na guerra contra Oribe e Rosas, em 1851-1852, é correto afirmar:

a) O Brasil aliou-se aos governos argentino e uruguaio contra o Paraguai.
b) A intervenção brasileira tinha em vista os interesses dos estancieiros gaúchos.
c) O Brasil entrou na guerra para defender os interesses imperialistas britânicos.
d) Os aliados do Brasil foram Buenos Aires, Paraguai, Entre-Rios e Corrientes.
e) A intervenção brasileira visava garantir a estabilidade do Vice-Reino do Prata.

05. (FGV/2005) O sucesso da imigração na década de 1880, como fórmula para substituir os escravos nas fazendas de café, foi resultado:

a) Da Lei de Terras, que tornava acessível a terra aos estrangeiros pobres.
b) Do financiamento da entrada de contingentes de imigrantes pelo governo.
c) Da industrialização do país, que abria novas perspectivas de empregos.
d) das colônias de parceria, introduzidas pelo senador Vergueiro em 1882.
e) Da crise econômica nos EUA, que estimulou a emigração para o Brasil.

06.(FGV/2005) "... Os moradores desta Costa do Brasil todos têm terras de Sesmarias dadas e repartidas pelos Capitães da terra, e a primeira coisa que pretendem alcançar, são os escravos para lhes fazerem e grangearem suas roças e fazendas, porque sem eles não se podem sustentar na terra: e uma das coisas porque o Brasil não floresce muito mais, é pelos escravos que se levantaram e fugiram para suas terras e fogem cada dia: e se estes índios não fossem tão fugitivos e mudáveis, não tivera comparação a riqueza do Brasil."
(GANDAVO, Pero de Magalhães, Tratado da Terra do Brasil. História da Província de Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980, p. 42)
Sobre o trabalho no Brasil, no período colonial, podemos afirmar:

a) Era executado por portugueses pobres que podiam obter terras à vontade e assim desenvolver a economia familiar baseada na pequena propriedade.
b) Foi realizado exclusivamente por negros africanos escravizados, uma vez que os índios resistiram à escravidão e fugiam para o interior da América Portuguesa.
c) Desenvolveu-se o sistema de produção missionário, baseado na exploração da mão-de-obra indígena que impediu a escravização dos povos indígenas.
d) Foi realizado principalmente por degredados portugueses, que eram obrigados a trabalhar em latifúndios pertencentes à Coroa portuguesa.
e) Era visto como uma atividade desonrosa para os brancos e destinada, sobretudo, aos nativos e aos negros africanos escravizados.

07. (FGV/2005) O código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas estavam:

a) Direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para os analfabetos, direito de voto para as mulheres.
b) Introdução do voto secreto, direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para analfabetos.
c) Criação da justiça eleitoral, voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos.
d) Voto censitário, direito de voto para analfabetos, introdução do voto secreto.
e) Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres.

08. (FUVEST/2011)
— Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!

— Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.

— Aguenta! Aguenta!


Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890, parte X.


O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo

a) representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.

b) defende a monarquia recém-derrubada e demonstra a dificuldade da República brasileira de manter a tranquilidade e a harmonia social após as lutas pela consolidação do novo regime.

c) denuncia a falta de policiamento na então capital brasileira e atribui os problemas sociais existentes ao desprezo da elite paulista cafeicultora em relação ao Rio de Janeiro.

d) valoriza as lutas sociais que se travavam nos morros e na periferia da então capital federal e as considera um exemplo para os demais setores explorados da população brasileira.

e) apresenta a imigração como a principal origem dos males sociais por que o país passava, pois os novos empregados assalariados tiraram o trabalho dos escravos e os marginalizaram.

09.(IB/2011) Sabemos que a Guerra dos Mascates aconteceu em Pernambuco por diversos motivos, quais destes abaixo relacionados encontra-se no contexto dessas razões que levaram a esse confronto entre senhores de Engenho de Olinda e os comerciantes portugueses:
A) Com a crise do açúcar no mercado europeu, os fazendeiros(senhores de terras) entraram em atritos com relação a interesses com os comerciantes portugueses(Mascates) que situavam-se em Recife, por uma divida que não tinham como pagar iniciando um confronto em 1710 com a vitória dos olidenses.
B) Os fazendeiros Olidenses entraram em confronto com os Jesuitas que viviam em Pernambuco servindo como professores para os filhos dos grandes proprietários de terras e tambem defendendo alguns interesses indigenas o que levou a indignação por parte dos senhores de engenho.
C) Os pés-descalços como ficou conhecido os (Recifenses) entraram em conflito com os Olindenses (Mascates) por causa das dividas acumuladas com a queda do preço do açúcar na colônia.
D) A Guera dos Mascates foi uma tentativa de estabelecer um Reino Unido com Portugal, porém, fracassou no seu período de conspiração, pois, não agradava aos interesses da burguesia local em manter um contato mais “intimo” com a coroa.
E)Os Mascates foram os imigrantes que chegaram ao Brasil depois da abolição da escravatura com uma visão de ficar rico e voltar para o seu local de origem, mas, foram duramente repreendidos pela população recifense que se revoltou contra os mesmo pelo motivo de transferir a riqueza da colõnia para outro país.

10. (PUC-SP/2004) Durante o Segundo Império (1840-1889), o Brasil passou por uma fase de implantação de tecnologia estrangeira. O telégrafo e o transporte ferroviário são exemplos privilegiados da tentativa de modernizar o país. Pode-se considerar que esse esforço foi:

A) relacionado às determinações inglesas de substituir a mão-de-obra escrava por assalariada, pois esta implicava intensa mecanização da agricultura e exigência de operários especializados nas fábricas.
B) resultado exclusivo da mentalidade progressista do Imperador D. Pedro II, homem de letras e amigo de grandes inventores, e por isso deixou de ocorrer após a proclamação da República.
C) resultado da busca de uma integração mais clara com o mercado internacional, pois permitia adquirir tecnologia estrangeira e intensificar a exportação de produtos agrícolas.
D) voltado à ampliação do relacionamento comercial brasileiro com os países vizinhos da América do Sul, e por isso ocorreu logo após as campanhas militares brasileiras no Prata.
E) rejeitado pelos abolicionistas, que consideravam a modernização tecnológica uma forma de perpetuar a utilização de mão-de-obra escrava, pois não exigiria maior qualificação do trabalhador.




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Italo Diego Batista Costa – AVA

Objetivo da atividade:

Avaliar o rendimento de jovens e adultos quanto ao aprendizado em especifíco na disciplina de História do Brasil, procurando comparar resultados obtidos por meio do teste direcionado ao público afim de se responder algumas indagações referentes a diversos assuntos aqui abordados nas questões acima mencionadas.
Vamos procurar avaliar o resultado no geral sem a observação individual por meio de resultados estatistícos por quantidade de acertos e de erros por uma forma quantitativa e procurando achar métodos eficientes para se resolver possiveis resultados negativos com relação a pesquisa aqui feita por este avaliador e tambem melhorar os resultados positivos procurando sempre a ótimização do ensino.
Portanto, esta pesquisa realizada é de fundamental importância para se estabelecer paramêtros a serem seguidos e procurar a eficiência nos métodos educativos desta disciplina a tornando mais dinâmica e de fácil assimilação para gerações futuras.


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Italo Diego Batista Costa – AVA

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