sábado, 1 de outubro de 2011

A CABANAGEM

A CABANAGEM

Revolta que ocorreu na província do Grão – Pará no Brasil, uma das principais causas dessa revolta foi por conta da extrema pobreza das populações ribeirinhas da respectiva região, onde teve a participação de várias raças como os negros, índios e mestiços que se juntaram para lutar contra a elite política virgente, podemos destacar ainda alguns nomes que se destacaram nessa empleitada como o do padre João Batista Gonçalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira.
O nome “Cabanagem” vem dos tipos de residencias que eram feitas pelos índios e ribeirinhos ao longo das margens dos rios, que ainda persistem até os dias atuais nas aldeias indigenas. Além das figuras de João Batista e de Vicente Ferreira que se destacaram nessa revolução ainda existiu os irmãos Vinagre, o fazendeiro Félix Clemente. Essas pessoas conseguiram tomar o poder e estabelecer um governo provisório no Grão – Pará, o governo central foi com os líderes locais foram marginalizados do poder. Em 1831 acontece uma rebelião em Belém do Pará tendo como consequência João Batista preso por guarnições militares, trazendo muita indignação por parte do povo que queria estabelecer uma federação, com isso o presidente da província em vigor começou uma política repressora contra esses que se rebeliaram contra o governo. João Batista publicou uma carta ao bispo do Pará Romualdo de Sousa criticando a forma de governo por parte de alguns políticos da província, ele foi perseguido pelos políticos e teve que permanecer na fazenda de seu amigo Clemente Malcher, onde se reuniu aos irmãos Vinagres para e ao jornalista Eduardo Angelim onde se juntaram com um contigente de rebeldes para lutar contra o regime opositor.
Mesmo assim os rebeldes foram vencidos pelas tropas no dia 3 de novembro com a morte de Manuel Vinagre e outros rebeldes. João Batista so morre depois, alguns historiadores afirmam que ele morreu por causa de uma infecção que teve quando fez a sua barba.

Referências:
• CHIAVENATO, Júlio José. Cabanagem, o povo no poder. São Paulo: Brasiliense, 1984
• KOSHIBA, Luiz História Geral e Brasil, Editora ATUAL

“Esse resumo sobre a cabanagem, esta muito resumido, ficando aos interessados aprofundar os nossos conhecimentos dentro deste tema que é muito importante na história do Brasil, aqui só procurei mostrar um breve resumo do que seja a cabanagem.”


.Italo Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário