quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GABARITO - 19

RESOLUÇÃO DA PROVA/GABARITO: TESTE

01.Resposta: C
Resolução Os imigrantes foi utilizado como peça fundamental para o desenvolvimento, sendo utilizada na substituição do trabalho escravo.

02. Resposta: E
Resolução O início do século foi caracterizado pelo predomínio das elites cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais no poder, contando com o apoio de grupos oligárquicos regionais, incorporados à estrutura política a partir de acordos que formalizaram a "política dos governadores".

03.Resposta: A
O processo de industrialização no Brasil foi tárdio em relação a Europa começando na realidade no Governo de JK.

04. Resposta: B
Resolução Esse foi o pretexto utilizado pelo governo brasileiro para promover a intervenção no Uruguai. Sabemos que as disputas na região envolviam outros interesses, como a navegção na Bacia do Prata e a política da ditadura argentina comandada por Rosas.

05. Resposta: B
Resolução Desde o fim do tráfico negreiro a preocupação com a mão-de-obra foi maior, numa época de expansão da lavoura cafeeira. A vinda de imigrantes europeus foi garantida por subsídios do governo aos fazendeiros, que passaram a utilizar o trabalho dos colonos, principalmente no interior de São Paulo.

06. Resposta: E
Resolução a alternativa destaca uma característica da cultura da época, influenciada por valores medievais, segundo a qual o trabalho era desonroso para os homens brancos da elite, destinado portanto a elementos inferiores como os índios e os negros escravizados.

07. Resposta: E
Resolução Durante República Velha (1889-1930), prevaleceu o voto aberto, masculino e para alfabetizados em eleições marcadas pelo coronelismo, pelo voto de cabresto e pelas fraudes. Após a Revolução de 1930 o governo Vargas foi forçado a realizar mudanças e o Código Eleitoral de 1932, refletindo a importância das camadas urbanas, garantiu a direito de voto a mulher e criou a justiça eleitoral.

08. RESPOSTA: A

O texto retrata o choque entre as populações pobres que moravam em cortiços – sendo grande parte formada por ex-escravos – homens negros e mulatos pobres e o poder público, denunciando o preconceito e a discriminação que se mantiveram no país, mesmo após a abolição da escravidão.

09. Resposta: A
A Guerra dos Mascates ficou marcada pelo acumulo de divídas dos senhores de engenho com relação aos comerciantes portugueses. Dando inicio ao entrave.

10. Resposta: C
Resolução: A implantação de tecnologia estrangeira a que se refere o texto insere-se no processo de modernização conservadora ocorrido no Brasil a partir de meados do século XIX. Tendo a cafeicultura como elemento dinâmico, tal processo permitiu a reinserção do País nas grandes linhas do comércio internacional, o que resultou na modernização econômica e social da região Sudeste e, simultaneamente, na revitalização do sistema agrário-exportador de cunho colonial.
......................................................................................................................................
Italo Diego Batista Costa - AVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário