sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GABARITO/RESOLUÇÃO DO ENEM 2011

01. Resposta: E
RESOLUÇÂO: Esta principalmente marcada pelo fator que os “Coroneis” que eram pessoas de muitas posses contendo uma grande porção de terras e um poder local utilizado para “forçar” a população local principalmente os seus próprios trabalhadores a votarem no seu candidato ou seja na pessoa que ele escolhe-se, se caracterizando por ser um voto obrigado(voto de cabresto).

02. Resposta: D
RESOLUÇÂO: Esse tipo de legislação foi imposta a população que não puderam opinar a favor ou contra, atendendo principalmente aos interesses das classes dominantes excluindo várias pessoas do voto.

03. Resposta: C
RESOLUÇÂO: Mesmo com os dois estados se alternando no poder, ainda sim havia uma rivalidade entre os dois no qual um queria se sobrepor ao outro mesmo com a parceria.

04. Resposta: D
RESOLUÇÃO: Os grupos que conseguiram o poder no anos 30 procuraram mostrar o lado negativo da revolta de 1889 que teve como consequencia a Proclamação da Republica e o incio da República da Espada.

05. Resposta: B
RESOLUÇÂO: Na República Fascista de Mussolini na Itália ficou bem notório como a sua figura que era querida pela população conseguiu conseguiu realizar vários objetivos pretendidos por seu governo, inclusive a entrada e a associação da Itália na 2 Guerra Mundial associada com a Alemanha nazista e outros países formando o EIXO.

06. Resposta: A
RESOLUÇÂO: No Brasil a madeira era utilizada pelos índios para a construção de suas moradias e para o sua própria proteção diante dos temporárias, já na europa o pau-brasil tinha outra utilidade como servindo de madeira tintorial para seus tecidos bastante valorizada naquele tempo.

07. Resposta: E
RESOLUÇÂO: principalmente com o estabelecer de datas comemorativas como o 20 de novembro e procurando difundir a importancia do negro para a identidade nacional brasileira, facilitou a integração entre povos de diversas etnias no contexto histórico brasileiro.

08. Resposta: A
RESOLUÇÃO: O lucro obtido pelo comércio do açúcar era muito vantajoso, com um elevado preço e com uma produção em massa até a invasão holandesa no Brasil que mudou bastante os rumos dessa história.

09. Resposta: D
RESOLUÇÃO: O medo da classe dominante constituida pelos brancos temiam um levante por parte dos negros, visto que na maioria da população ream constituidas pelos mesmos, mas sabiam que cedo ou tarde movimentos revolucionistas iriam eclodir no Brasil em favor da igualdade racial.

10. Resposta: A
RESOLUÇÃO: Foram precisos criar novos caminhos de escoamento de mercadorias abrindo o caminho para a integração e a comunicação entre povos que antes eram isolados um dos outros.

11. Resposta: B
RESOLUÇÃO: A mecanização na produção açúcareira trouxe vários beneficios tantos ambientais como sociais para, diminuindo principalmente os impactos ambientais que antes causados pelas queimadas realizadas durante a colheita da cana.

12. Resposta: E
RESOLUÇÃO: A propriedade privada era um dificultor para a economia daquela época e se não fosse estabelecidos “limites” para tal se tornaria cada vez mais difícil se estabelecer a democrácia e dos direitos iguais para todos.

13. Resposta: A
RESOLUÇÃO: Ainda existia as ameaças de um levante comunista por parte da população e aquelas formas de expressão por parte da UNE poderia a desembocar um sentimento na população contrário ao capitalismo ou seja o comunismo. Que nã era aceito por parte dos conservadores.


.Italo Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário