quarta-feira, 24 de outubro de 2012
EXERCÍCIO---31
01. “A dinâmica da sociedade escravocrata refletiu enormes contradições entre seus dois principais segmentos: senhores e escravos, ocasionando a formação de uma variada gama de possibilidades de resistência entre aqueles que se viam cotidianamente, explorados.”
Sobre as possibilidades de resistência as quais o texto se refere não podemos afirmar:///
a) Os escravos muitas vezes resistiam a escravidão implicitamente, através da manutenção de seus hábitos e costumes.///
b) A coartação foi um mecanismo para a aquisição da liberdade totalmente conflituosa, através da qual se aumentavam a exploração e maus tratos aos escravos e estes acabavam explodindo em sangrentas rebeliões contra os seus senhores.///
c) A formação dos chamados agrupamentos familiares entre negros foi considerada uma forma de resistência eficiente, através da qual negros conquistavam a liberdade beneficiados pelo sistema de cooperação, compadrio e barganha.///
d) Os movimentos de resistência escrava, nem sempre ocorriam de forma conflituosa, pois muitos escravos manipulavam seus senhores dando-lhes bons exemplos, através da obediência e principalmente muito trabalho, almejando o reconhecimento e a conquista da liberdade.///
e) A formação dos quilombos ou mocambos era o maior exemplo de resistência coletiva, representando o símbolo contra a escravidão no Brasil./////////////////////////
02. (UFS) " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..."
Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:///
a) Sabinada///
b) Balaiada///
c) Farroupilha///
d) Guerra dos Emboabas///
e) Confederação do Equador/////////////////////////////
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03. Leia o seguinte trecho:
“A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande".
Assinale a alternativa incorreta:///
a) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida.///
b) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.///
c) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai.///
d) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai.///
e) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.
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04. (Vunesp) “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.
O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:///
a) da Cisplatina.///
b) do Chaco.///
c) de Canudos.///
d) do Paraguai. ///
e) dos Farrapos.///////////////////////////
05. (UFU-MG) A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:///
I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.///
II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.///
III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.///
IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.
Assinale a alternativa corretA.///
a) II e III são corretas.///
b) I e II são corretas.///
c) I e III são corretas. ///
d) II e IV são corretas./////////////////////////
06.(UFMG) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a atividade pecuária no processo de colonização no Brasil, exceto:///
a) Constituiu-se numa atividade subsidiária de grande lavoura.///
b) Criou núcleos urbanos destinados ao comércio do couro.///
c) Destinou grande parte da produção de charque para o mercado externo.///
d) Foi um dos elementos importantes na interiorização da colonização.///
e) Produziu a figura do vaqueiro, um trabalhador livre geralmente pago em espécie.//////////////////////////////////
07. (UEL-PR)Na questão a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Sobre a pecuária na vida brasileira durante o Período Colonial, é correto afirmar que:///
01. No século XVIII, a pecuária no Sul do Brasil não teve qualquer relação com o surto minerador das Minas Gerais.///
02. A atividade pecuária foi muito importante para a expansão do território brasileiro.///
04. Era realizada desde o século XVI na costa nordestina, coexistindo lado a lado com a produção açucareira.///
08. Graças à pecuária, a existência de carne e leite no Sertão nordestino amenizava a dura vida dos sertanejos, e o couro lhes era matéria-prima fundamental.///
16. Cidades como feira de Santana, na Bahia, e Sorocaba, em São Paulo, eram importantes centros de comercialização de gado.///
32. No Rio Grande do Sul, o charque tornou-se grande fonte de renda.///
a) 07///
b) 40///
c) 20///
d) 62 ///
e) 03/////////////////////////////////////////////
08. (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na///
a) ocupação das áreas litorâneas///
b) expulsão do assalariado do campo///
c) formação e exploração dos minifúndios///
d) fixação do escravo na agricultura///
e) expansão para o interior////////////////////////////////////////////
09. (Fuvest-SP) "Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado para que não saiam do caminho ou se amontoem". (ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)///
O texto expressa uma atividade econômica característica///
a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.///
b) das regiões canavieiras onde se utilizava mão de obra disponível da entressafra do açúcar.///
c) de todo o território da América portuguesa, onde era fácil obter mão de obra indígena e negra.///
d) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão de obra assalariada.///
e) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do Nordeste.
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10. (Fuvest-SP) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?///
a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.///
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.///
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.///
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.///
e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.//////////////
.Italo Batista.
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