quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GABARITO - 22

GABARITO e RESOLUÇÃO: Respostas segundo as organizadoras.

01 - Resposta: D
Resolução: a proibição do tráfico negreiro foi determinada pela Lei Eusébio de Queiroz, fruto das pressões inglesas, numa época de expansão da lavoura cafeeira e de manutenção das demais atividades agrárias, em diversas províncias do Brasil. Tal fato inflacionou o preço do escravo no mercado interno e estimulou o tráfico interno, principalmente de províncias do nordeste para as do sudeste. Se consideramos que São Paulo adotou gradualmente o trabalho do imigrante na lavoura, o Rio de Janeiro procurou preservar a escravidão africana.

02 - Resposta: E
Resolução: o autor, um dos expoentes do modernismo e criador do grupo de poesia Pau Brasil, faz uma crítica ao período inicial do modernismo e, após as crises, considera necessária sua politização.

03 - Resposta: C
Resolução: A "Grande Marcha" de 1925 a 27 foi o ponto culminante de um movimento militar, denominado de Tenentismo. Esse movimento armado visava derrubar as oligarquias que dominavam o país e, posteriormente, desenvolver um conjunto de reformas institucionais, com o intuito de eliminar os vícios da República Velha.

04 - Resposta: D
Resolução: Nas eleições de 1974 o único partido de oposição obteve expressiva votação, reflexo da crise econômica que se iniciara no ano anterior e de todo o processo de repressão desenvolvido pelo governo Médici. Sentindo-se ameaçado, o governo Geisel promoveu uma série de alterações para as eleições seguintes, como a imposição da Lei Falcão que limitava a propaganda política nas rádios, a eleição indireta do 1/3 dos senadores (apelidados biônicos), a divisão do estado de Mato Grosso e a União do Estado da Guanabara com o Rio de Janeiro, ampliando o número de deputados e senadores da ARENA.

05 - Resposta: C
Resolução: No processo de “abertura política” iniciado no governo Figueiredo, algumas medidas se destacaram como o fim da censura, a anistia, o pluripartidarismo e as eleições para governadores estaduais, que se realizaram em 1982. No entanto, aproximando o final do mandato, os militares e o partido governista, pretendiam manter a eleição presidencial pela via indireta, ou seja, através do “colégio eleitoral”.
O movimento das “Diretas Já”, iniciou-se em fins de 1983 e teve a adesão de amplos setores da sociedade, exigindo a aprovação da emenda constitucional apresentada pelo deputado Dante de Oliveira, de eleições diretas para Presidente da República. Apesar das grandes mobilizações que ocorreram no país, a emenda não foi aprovada e a eleição de 1985 ocorreu de forma indireta.

06 - Resposta: A
Resolução: o texto destaca a política externa do 2º. Reinado na América Latina, entendida como hegemônica ou imperialista, ou seja, que busca o predomínio frente aos demais países, defendendo, quando necessário, a intervenção direta. A Guerra do Paraguai deve ser entendida como parte do imperialismo brasileiro, que interveio tanto na Argentina como no Uruguai, antes de enfrentar o Paraguai.
Terminada a Guerra, o Brasil, vitorioso, teve que enfrentar uma forte elevação da dívida externa com a Inglaterra e os novos movimentos defensores do abolicionismo e da República.

07 - Resposta: D
Resolução: os primeiros ocupantes da região das minas foram paulistas de origem bandeirante, que sonharam enriquecer com o ouro encontrado. No entanto, toda a estruturação da exploração aurífera ficou sob controle de representantes da metrópole, que distribuíram as terras àqueles que possuíam escravos – normalmente vindos da região açucareira em crise – e privilegiavam mercadores de origem portuguesa, muitos vindos da cidade do Rio de Janeiro. Esses dois grupos, que chegaram posteriormente, eram vistos como “forasteiros” pelos primeiros ocupantes da região e seus privilégios foram contestados, num movimento que redundou em uma Guerra, com violenta repressão sobre os pequenos mineradores.

08 - RESPOSTA: E Questão de interpretação de texto, de um dos grandes historiadores marxista brasileiro, que adota com o conceito de “classe social” na análise da estrutura colonial do Brasil.
09 - RESPOSTA: A O texto retrata o choque entre as populações pobres que moravam em cortiços – sendo grande parte formada por ex-escravos – homens negros e mulatos pobres e o poder público, denunciando o preconceito e a discriminação que se mantiveram no país, mesmo após aabolição da escravidão.
10 – RESPOSTA: C
Quando é eleito o primeiro representante que não é um militar logo após a ditadura militar que se estendeu de 1964 até 1985.


Boa sorte a todos!!!
.Italo Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário