segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GABARITO----30

01-D///////02-(02+08=10)/////////03-(02+04=06)//////////04-E/////////// 05-E//////////06-A//////////07-B/////////08-E/////////////09-E/////////10-B///////

EXERCÍCIO---30

01. (Professora Elaine) A República criou uma cidadania precária, acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da ‘política dos governadores’(...) SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira; da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.67. O fragmento de texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que a implantação da República: (a) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado. (b) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia urbana e declínio da aristocracia. (c) introduziu um modelo democrático, que permitiu a participação política popular. (d) manteve as desigualdades sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania. (e) centralizou o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República. /////////////////////////////////// 02. (Professora Elaine) Quanto à "Política do Café-com-Leite”, assinale o que for correto: (01) A expressão “café-com-leite” tem a sua explicação relacionada à forma mais utilizada pelos partidos políticos norte-americanos da época. (02) Foi um período marcado pelo domínio das oligarquias agrárias, e estavam organizadas em torno de grandes partidos políticos: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro. (04) A forma que garantia a permanência das maiores oligarquias no poder era através do voto secreto. (08) Este acordo político era sustentado pela Comissão Verificadora de Poderes que afastava a oposição através do mecanismo denominado "degola". (16) A alternância das duas maiores oligarquias no governo foi aprovada pelas elites dos outros Estados, em função das vantagens que oferecia. ////////////////////////////////// 03. (Professora Elaine) Entre 1912 e 1916, a região conhecida como Contestado, viveu uma revolta de grandes proporções. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) A Revolta do Contestado originou-se da insatisfação das oligarquias locais com relação à política centralizadora do “café com leite”. (02) Fatores ligados à construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul contribuíram para aumentar a insatisfação e a revolta da população local. (04) A Guerra do Contestado ocorreu na fronteira entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. (08) A Guerra do Contestado somente chegou ao fim com o cancelamento da construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul. (16) A revolta do Contestado resultou, entre outros, da manipulação pelo Monge José Maria das massas operárias em torno de seus ideais de implantação de um regime comunista naquela região. //////////////////////////////////////// 04. (Professora Elaine) Canudos foi um movimento social que envolveu milhares de pessoas no final do século XIX. Hoje, o movimento dos Sem – Terra é também um movimento social que envolve milhares de pessoas. Identifique a alternativa que apresenta características comuns aos dois movimentos: (a) Os objetivos sociais, apesar de um se concentrar no Nordeste e o outro na região sudeste do país. (b) A luta pela terra, defendendo desde o início a luta armada para obtê-la. (c) A luta por melhores condições de vida, contra o desemprego e contra a monarquia. (d) A luta pela pequena propriedade e o desenvolvimento de uma política de cooperativas agrárias (e) A luta pela terra, defendendo condições de vida mais dignas para seus participantes. ////////////////////////////// 05. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí. b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos. c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais. d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha. e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios. ////////////////////////////////////// 06. (UFMG) Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto: a) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador. b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma. c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena. d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular. e) Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos. ////////////////////////////////// 07. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica. b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente. c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis". d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno. /////////////////////////////// 08. (FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de: a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos. b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras. c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas. d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus. e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem. ////////////////////////////// 09. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração. b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal. c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil. d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração. e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade. ////////////////////////////////// 10. (Cesgranrio-RJ) A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar: a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas. b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal. c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central. d) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional. e) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.