sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GABARITO/RESOLUÇÃO DO ENEM 2011

01. Resposta: E
RESOLUÇÂO: Esta principalmente marcada pelo fator que os “Coroneis” que eram pessoas de muitas posses contendo uma grande porção de terras e um poder local utilizado para “forçar” a população local principalmente os seus próprios trabalhadores a votarem no seu candidato ou seja na pessoa que ele escolhe-se, se caracterizando por ser um voto obrigado(voto de cabresto).

02. Resposta: D
RESOLUÇÂO: Esse tipo de legislação foi imposta a população que não puderam opinar a favor ou contra, atendendo principalmente aos interesses das classes dominantes excluindo várias pessoas do voto.

03. Resposta: C
RESOLUÇÂO: Mesmo com os dois estados se alternando no poder, ainda sim havia uma rivalidade entre os dois no qual um queria se sobrepor ao outro mesmo com a parceria.

04. Resposta: D
RESOLUÇÃO: Os grupos que conseguiram o poder no anos 30 procuraram mostrar o lado negativo da revolta de 1889 que teve como consequencia a Proclamação da Republica e o incio da República da Espada.

05. Resposta: B
RESOLUÇÂO: Na República Fascista de Mussolini na Itália ficou bem notório como a sua figura que era querida pela população conseguiu conseguiu realizar vários objetivos pretendidos por seu governo, inclusive a entrada e a associação da Itália na 2 Guerra Mundial associada com a Alemanha nazista e outros países formando o EIXO.

06. Resposta: A
RESOLUÇÂO: No Brasil a madeira era utilizada pelos índios para a construção de suas moradias e para o sua própria proteção diante dos temporárias, já na europa o pau-brasil tinha outra utilidade como servindo de madeira tintorial para seus tecidos bastante valorizada naquele tempo.

07. Resposta: E
RESOLUÇÂO: principalmente com o estabelecer de datas comemorativas como o 20 de novembro e procurando difundir a importancia do negro para a identidade nacional brasileira, facilitou a integração entre povos de diversas etnias no contexto histórico brasileiro.

08. Resposta: A
RESOLUÇÃO: O lucro obtido pelo comércio do açúcar era muito vantajoso, com um elevado preço e com uma produção em massa até a invasão holandesa no Brasil que mudou bastante os rumos dessa história.

09. Resposta: D
RESOLUÇÃO: O medo da classe dominante constituida pelos brancos temiam um levante por parte dos negros, visto que na maioria da população ream constituidas pelos mesmos, mas sabiam que cedo ou tarde movimentos revolucionistas iriam eclodir no Brasil em favor da igualdade racial.

10. Resposta: A
RESOLUÇÃO: Foram precisos criar novos caminhos de escoamento de mercadorias abrindo o caminho para a integração e a comunicação entre povos que antes eram isolados um dos outros.

11. Resposta: B
RESOLUÇÃO: A mecanização na produção açúcareira trouxe vários beneficios tantos ambientais como sociais para, diminuindo principalmente os impactos ambientais que antes causados pelas queimadas realizadas durante a colheita da cana.

12. Resposta: E
RESOLUÇÃO: A propriedade privada era um dificultor para a economia daquela época e se não fosse estabelecidos “limites” para tal se tornaria cada vez mais difícil se estabelecer a democrácia e dos direitos iguais para todos.

13. Resposta: A
RESOLUÇÃO: Ainda existia as ameaças de um levante comunista por parte da população e aquelas formas de expressão por parte da UNE poderia a desembocar um sentimento na população contrário ao capitalismo ou seja o comunismo. Que nã era aceito por parte dos conservadores.


.Italo Batista.

ENEM 2011

01.(ENEM/2011) Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí, estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).
O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social
A) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
B) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
C) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
D) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
E) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional

02.(ENEM/2011)
Art. 92. São excluídos de votar nas Assembleias Paroquiais:
I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais não se compreendam os casados, e Oficiais Militares, que forem maiores de vinte e um anos, os Bacharéis Formados e Clérigos de Ordens Sacras.
IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade claustral.
V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos.Constituição Política do Império do Brasil (1824).
Disponível em: https://legislação.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
A legislação espelha os conflitos políticos e sociais do contexto histórico de sua formulação. A Constituição de 1824 regulamentou o direito de voto dos “cidadãos brasileiros“ com o objetivo de garantir
A) o fim da inspiração liberal sobre a estrutura política brasileira.
B) a ampliação do direito de voto para maioria dos brasileiros nascidos livres.
C) a concentração de poderes na região produtora de café, o Sudeste brasileiro.
D) o controle do poder político nas mãos dos grandes proprietários e comerciantes.
E) a diminuição da interferência da Igreja Católica nas decisões político-administrativas

03.(ENEM/2011) Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado).
A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior.
TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930.
Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).
Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização:
A) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência,
sem necessidade de alianças.
B) As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre
estados para este período.
C) As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas.
D) A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias.
E) A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.

04.(ENEM/2011) É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930.
MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império.
Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).
O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
A) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.
B) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.
C) criticar a política educacional adotada durante a República Velha.
D) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.
E) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.

05.(ENEM/2011)
Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
A) República Federalista Norte-Americana.
B) República Fascista Italiana no século XX.
C) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
D) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
E) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX

06.(ENEM/2011) Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.
O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido
A) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.
B) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.
C) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.
D) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.
E) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

07.(ENEM/2011) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
A) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
B) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
C) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
D) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

08.(ENEM/2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando.Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de
A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante

09.(ENEM/2011)
No clima das ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais.
MAXWELL, K. Condicionalismos da Independência do Brasil. In: SILVA, M. N. (coord.) O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.
O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de
A) instalar um partido nacional, sob sua liderança, garantindo participação controlada dos afrobrasileiros e inibindo novas rebeliões de negros.
B) atender aos clamores apresentados no movimento baiano de modo a inviabilizar novas rebeliões, garantindo o controle da situação.
C) firmar alianças com as lideranças escravas, permitindo a promoção de mudanças exigidas pelo povo sem a profundidade proposta inicialmente.
D) impedir que o povo conferisse ao movimento um teor libertário, o que terminaria por prejudicar seus interesses e seu projeto de nação.
E) rebelar-se contra as representações metropolitanas, isolando politicamente o Príncipe Regente, instalando um governo conservador para controlar o povo

10.(ENEM/2011) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da
Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos.Este processo está diretamente relacionado com
A) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
B) a migração de camponeses e artesãos.
C) a expansão dos parques indústriais e fabris.
D) o aumento do número de castelos e feudos.
E) a contenção das epidemias e doenças

11.(ENEM/2011)
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.
BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.
O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
A) perda de nutrientes do solo devido à utilizacão constante de máquinas.
B) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
C) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.
D) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
E) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas

12.(ENEM/2011) A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) — 1957.
Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b)Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) — 1962.
BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.
Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em
A) fim da intervenção estatal na economia.
B) crescimento do setor de bens de consumo.
C) controle do desenvolvimento industrial.
D) atração de investimentos estrangeiros.
E) limitação da propriedade privada

13.(ENEM/2011) Em meio às turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.
KONDER, L. História das Ideias Socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003.
No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional — UDN —, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização
A) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.
B) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar peças de cunho popular.
C) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.
D) prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.
E) diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo



Procurei resolver algumas questões, tanto de história do Brasil como tambem perguntas que envolvem a história geral. É importante ressaltar que existem algumas perguntas de história que não se encontra aqui nesta publicação com relação a prova do enem.

.Italo Batista.

sábado, 1 de outubro de 2011

A CABANAGEM

A CABANAGEM

Revolta que ocorreu na província do Grão – Pará no Brasil, uma das principais causas dessa revolta foi por conta da extrema pobreza das populações ribeirinhas da respectiva região, onde teve a participação de várias raças como os negros, índios e mestiços que se juntaram para lutar contra a elite política virgente, podemos destacar ainda alguns nomes que se destacaram nessa empleitada como o do padre João Batista Gonçalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira.
O nome “Cabanagem” vem dos tipos de residencias que eram feitas pelos índios e ribeirinhos ao longo das margens dos rios, que ainda persistem até os dias atuais nas aldeias indigenas. Além das figuras de João Batista e de Vicente Ferreira que se destacaram nessa revolução ainda existiu os irmãos Vinagre, o fazendeiro Félix Clemente. Essas pessoas conseguiram tomar o poder e estabelecer um governo provisório no Grão – Pará, o governo central foi com os líderes locais foram marginalizados do poder. Em 1831 acontece uma rebelião em Belém do Pará tendo como consequência João Batista preso por guarnições militares, trazendo muita indignação por parte do povo que queria estabelecer uma federação, com isso o presidente da província em vigor começou uma política repressora contra esses que se rebeliaram contra o governo. João Batista publicou uma carta ao bispo do Pará Romualdo de Sousa criticando a forma de governo por parte de alguns políticos da província, ele foi perseguido pelos políticos e teve que permanecer na fazenda de seu amigo Clemente Malcher, onde se reuniu aos irmãos Vinagres para e ao jornalista Eduardo Angelim onde se juntaram com um contigente de rebeldes para lutar contra o regime opositor.
Mesmo assim os rebeldes foram vencidos pelas tropas no dia 3 de novembro com a morte de Manuel Vinagre e outros rebeldes. João Batista so morre depois, alguns historiadores afirmam que ele morreu por causa de uma infecção que teve quando fez a sua barba.

Referências:
• CHIAVENATO, Júlio José. Cabanagem, o povo no poder. São Paulo: Brasiliense, 1984
• KOSHIBA, Luiz História Geral e Brasil, Editora ATUAL

“Esse resumo sobre a cabanagem, esta muito resumido, ficando aos interessados aprofundar os nossos conhecimentos dentro deste tema que é muito importante na história do Brasil, aqui só procurei mostrar um breve resumo do que seja a cabanagem.”


.Italo Batista.