quinta-feira, 10 de março de 2011

GABARITO - 13

01-C 02-C 03-E 04-B 05-D 06-C 07-B 08-D 09-C 10-B


OBS: No gabarito oficial da 3º questão marca a letra E, mas é bem claro os fatos históricos quando diz que a atribuição da captura de escravos fugitivos fica atribuido para os capitães-do-mato. Porém não estando errado a marcação da mesma alternativa. .Italo Batista.

EXERCÍCIO - 13

01.(PUC-SP) "Quem quer passar além do Bojador,
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
Fernando Pessoa, "Mar Português ".

in Obra poética. Ria de Janeiro, Editora José Aguilar, 1960, p 19

O trecho de Fernando Pessoa fala da expansão marítima portuguesa. Para entendê-lo, devemos saber que:

a) "Bojador" é o ponto ao extremo sul da África e que atravessá-lo significava encontrar o caminho para o Oriente.
b) a "dor" representa as doenças, desconhecidas dos europeus, mas existentes nas terras a serem conquistadas pelas expedições.
c) o "abismo" refere-se à crença, então generalizada. de que a Terra era plana e que, num determinado ponto, acabaria, fazendo caírem os navios.
d) menção a "Deus" indica a suposição, à época, e que o Criador era contrário ao desbravamento dos mares e que puniria os navegadores.
e) o "mar" citado é o Oceano Índico, onde estão localizadas as Índias, objetivo principal dos navegadores

02.(PUC-SP) "O que o canavial sim aprende do mar:
o avançar em linha rasteira da onda;
o espraiar-se minucioso, de liquido.
alagando cova a cova onde se alonga.
O que o canavial não aprende do mar:
o desmedido do derramar-se da cana;
o comedimento do latifúndio do mar,
que menos lastradamente se derrama. "
João Cabral de Melo Neto,
" O mar e o canavial", in A educação pela pedra. Antologia poética. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, t999, p.

João Cabral, recifense, relacionou, no fragmento do poema acima, mar e canavial. A associação considera; semelhanças e diferenças entre eles e pode ser compreendida se considerarmos que

a) "o avançar em linha rasteira" do canavial é uma menção á expansão da produção açucareira m região Nordeste e especialmente no Estado de Pernambuco iniciada no período colonial e encerrada; no Império.
b) o mar e as praias de Pernambuco sempre foram, a( lado da cana, as únicas fontes de riqueza da região Nordeste, desde o período colonial até os dias de hoje.
c) "o desmedido do derramar-se da cana" é uma referência critica á organização da produção açucareira em latifúndios, unidades produtoras de grande porte.
d) as lavouras de cana sempre estiveram localizadas no interior de Pernambuco, distantes do litoral, e a relação com o mar é para mostrar a totalidade geográfica do Estado.
e) "alagando cova a cova onde se alonga" é uma sugestão de que o plantio da cana, assim como o mar, provocou, ao longo de sua história, muitas mortes.

03.(PUC-SP) As Bandeiras utilizaram amplamente os rios para penetrar no território brasileiro e atingir regiões distantes do litoral. Entre suas funções, é possível afirmar que

a) estavam intimamente ligadas ao tráfico negreiro e buscavam o interior para vender escravas africanos para aldeias indígenas.
b) opunham-se às tentativas de catequização de índios pelos jesuítas por considerar os índios destituídos de alma.
c) Procuravam, a mando da metrópole Portuguesa. Pedras e metais preciosos no interior do Brasil e no leito dos rios que navegavam.
d) fundavam cidades ao longo dos rios e dos caminhos que percorriam e garantiam, posteriormente, seu abastecimento de alimentos.
e) eram contratadas, por senhores de terras, para per- seguir escravos fugitivos e destruir quilombos.

04.(PUC-SP) Em 1984, começou a operar a Usina Hidrelétrica de ltaipu. Binacional, pois reúne Brasil e Paraguai, ltaipu foi planejada desde 1966 e sua construção iniciou-se em 1971. Sobre essa Hidrelétrica, pode-se dizer que foi:

a) uma tentativa brasileira de compensar o pais vizinho após a destruição que o Exército Brasileiro realizou em terias paraguaias por ocasião da Guerra do Paraguai.
b) uma obra realizada pela ditadura militar brasileira e sua construção serviu, além da obtenção de energia, como propaganda da "grandeza nacional" que os militares diziam construir.
c) uma iniciativa de inspiração militar, pois permitiu aos governos brasileiro e paraguaio, no caso de uma guerra no Cone Sul, ameaçar a Argentina com a abertura das comportas e a decorrente inundação de Buenos Aires.
d) uma mudança na condição de subdesenvolvimento dos dois países, pois, além de gerar muitos empregos, a comercialização da eletricidade enriqueceu os países, aumentando suas rendas "per capita".
e) uma demonstração de que é possível produzir energia elétrica a partir da água, evitando, dessa forma, o risco de futuros racionamentos de energia e de "apagões".

05.(PUC-SP) Entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX, várias capitais brasileiras (principalmente em Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador) passaram por processos de reurbanização. Um dos traços marcantes dessas inovações foi a expansão da rede de serviços: água encanada, esgotos, luz elétrica, transportes públicos, calçamento de ruas, etc. Os projetos de melhoria urbana estão ligados, entre outras coisas,

a) á profunda preocupação social manifestada pelas prefeituras das capitais, que iniciaram os processos de reurbanização Para melhorar as condições de vida dos setores trabalhadores.
b) ao interesse das grandes corporações estrangeiras em transferir suas sedes para o Brasil, onde a mão-de-obra era mais barata e onde poderiam obter lucros mais expressivos.
c) à chegada ao poder, no plano nacional, do Partido Republicano Paulista, com sua proposta de incentivo à industrialização e ao comércio, proporcionando rápido crescimento econômico das grandes cidades.
d) ao acelerado crescimento populacional nessas capitais, que trazia dificuldades sérias para o funcionamento de seu cotidiano e provocava tensões e reivindicações sociais expressivas.
e) à pressão dos movimentos de camponeses, de inspiração socialista ou anárquica, que se transferiam para as cidades e juntavam-se ao operariado na formação de partidas políticos populares.

06.(FUVEST) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que:

a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.
d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.
e) formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.

07.(FUVEST) “E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil...”
João Antonil. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711.
Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia
a) produziram ruptura nas relações entre Brasil e Portugal.
b) foram utilizadas, em grande parte, para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra.
c) prestaram-se, exclusivamente, aos interesses mercantilistas da França, da Inglaterra e da Alemanha.
d) foram desviadas, majoritariamente, para a Europa por meio do contrabando na região do rio da Prata.
e) possibilitaram os acordos com a Holanda que asseguraram a importação de escravos africanos.

08.(FUVEST) “Eis que uma revolução, proclamando um governo absolutamente independente da sujeição à corte do Rio de Janeiro, rebentou em Pernambuco, em março de 1817. É um assunto para o nosso ânimo tão pouco simpático que, se nos fora permitido [colocar] sobre ele um véu, o deixaríamos fora do quadro que nos propusemos tratar.” F. A. Varnhagen. História geral do Brasil, 1854.
O texto trata da Revolução pernambucana de 1817. Com relação a esse acontecimento é possível afirmar que os insurgentes
a) pretendiam a separação de Pernambuco do restante do reino, impondo a expulsão dos portugueses desse território.
b) contaram com a ativa participação de homens negros, pondo em risco a manutenção da escravidão na região.
c) dominaram Pernambuco e o norte da colônia, decretando o fim dos privilégios da Companhia do Grão-Pará e Maranhão.
d) propuseram a independência e a república, congregando proprietários, comerciantes e pessoas das camadas populares.
e) implantaram um governo de terror, ameaçando o direito dos pequenos proprietários à livre exploração da terra.

09.(FUVEST) No “Manifesto Antropófago”, lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”
Essas passagens expressam a
a) defesa de concepções artísticas do impressionismo.
b) crítica aos princípios da Revolução Francesa.
c) valorização da cultura nacional.
d) adesão à ideologia socialista.
e) afinidade com a cultura norte-americana.

10.(FUVEST) A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a
a) exclusão de produtos agrícolas do rol das principais exportações brasileiras.
b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração.
c) ampliação das tarifas alfandegárias de importação, protegendo a indústria nacional.
d) implementação da reforma agrária sem pagamento de indenização aos proprietários.
e) continuidade do comércio internacional voltado prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos.