segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GABARITO - 9

01-A 02-A 03-D 04-A 05-E 06-B 07-B 08-C 09-C 10-E 11-B

.Italo Batista.

EXERCÍCIO - 9

1) (IBMEC) O café é considerado por muitos estudiosos como o grande responsável pelo rápido crescimento da cidade e do Estado de São Paulo a partir do final do século XIX. A produção paulista tornou-se responsável por cerca de 70% de todo mercado mundial do produto. Sobre essa presença e importância do café na economia paulista na virada do século XIX para o século XX, não é correto afirmar que:
a) a presença de solos de composição vulcânica no interior de São Paulo, se mostrou adequada ao cultivo do café, contribuindo para seu deslocamento do Vale do Paraíba à região oeste do estado.
b) a importância da existência de um porto próximo a cidade de São Paulo (Santos), de onde se poderia escoar a produção para o resto do mundo, sem depender de outros portos distantes, ajudou a beneficiar os produtores e diminuir os custos.
c) a localização da cidade de São Paulo era estratégica, funcionando como entreposto entre a produção e o escoamento do café, de onde se poderia controlar todo o processo, concentrado nas mãos dos barões do café e de negociantes ingleses.
d) São Paulo era a maior e mais importante cidade brasileira no século XIX e, por isso, atraiu boa parte dos investimentos do governo imperial, principalmente no cultivo do café.
e) a expansão do café em uma nova fronteira teve o comando de grandes plantadores que, junto com o governo, atraíram imigrantes, investimento em ferrovias e incorporação de maquinário moderno.

2) (IBMEC) O nordeste brasileiro enfrentou no início da República duas importantes manifestações populares: Canudos e o Cangaço.
Tais movimentos trouxeram muitos incômodos ao governo republicano, aos coronéis e também à igreja católica. Sobre esses movimentos e o governo que atuou sobre eles é possível dizer que

a) Canudos e o Cangaço foram reações populares, sem fins políticos, a um governo recém implantado e ausente, quanto aos problemas existentes no nordeste do final do XIX e início do XX. Vale lembrar que esses movimentos acabaram por for-mar
uma espécie de pequenos "governos" dentro da República Brasil, uma vez que possuíam leis e regras próprias e ignoravam as ordens republicanas.
b) o governo negociou com esses grupos através de enviados, como foi o caso de Euclides da Cunha em Canudos, porém tais negociações, apesar de todos os esforços do governo, encontraram uma grande resistência por parte dos sertanejos que estavam dispostos à guerra para derrubar o governo republicano.
c) Lampião, Antonio Conselheiro e Padre Cícero encabeçaram esses grupos, liderando uma ação organizada contra o governo republicano, já que este se colocava alheio aos graves problemas enfrentados pelo nordeste desse período. Vale lembrar que esses personagens padecem ao final de morte violenta pelas mãos republicanas.
d) os movimentos possuíam um cunho monarquista, e atuavam como defensores da moral perdida pela chegada do novo regime republicano. Tal atitude levou o governo de Prudente de Moraes a tomar medidas drásticas, como no caso de Canudos, onde expedições do exército foram realizadas até retirá-la de vez do mapa.
e) com Canudos o governo atuou de maneira mais condescendente uma vez que percebeu serem sertanejos pobres e desprovidos de bens e armas, por isso ao final da guerra fechou um acordo dando a esses sertanejos pequenos pedaços de terra a título de reconstrução de suas vidas. Já com os cangaceiros não houve acordo, o governo colocou suas cabeças a prêmio, e assim eles foram entregues.

3) (UEL) O Marquês de Pombal, na Carta Secretíssima ao governador-geral Gomes Freire de Andrada, expôs suas ambições e intenções de realizar reformas no governo do Brasil (1750-1777): "Como o poder e riqueza de todos os países consistem principalmente no número e na multiplicação das pessoas que habitam, esse número e multiplicação de pessoas é mais indispensável agora nas fronteiras do Brasil, para suas defesas." Como não era "humanamente possível" obter essa quantidade de pessoas necessárias do reino ou das ilhas adjacentes (Açores e Madeira) sem converter essas regiões "completamente em desertos", era essencial abolir "todas as diferenças entre índios e portugueses", visando atrair os índios das missões uruguaias e encorajar o casamento deles com europeus". A Carta instruía o governador para que mantivesse o controle da Colônia até as missões serem evacuadas e estarem dentro de terras portuguesas. (Carta Secretíssima de Pombal a Gomes Freire de Andrada (...), Lisboa, 21 set. 1751. Apud. MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 53.)
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

I - As instruções contidas na Carta significaram, na prática, a supressão do domínio religioso jesuítico sobre a fronteira e o fim da proteção dos índios pelos jesuítas.
II - A carta atribui às missões a responsabilidade pela dizimação e fuga dos indígenas, que transformaram as fronteiras ao sul com a América espanhola em verdadeiros desertos populacionais.
III - Ao abolir "todas as diferenças entre índios e portugueses", Pombal recomenda a miscigenação como mecanismo para estender o povoamento e o domínio português aos territórios de fronteira sob domínio espanhol.
IV- No governo de Pombal, o grande complexo de missões jesuíticas portuguesas e espanholas contribuiu para assegurar o futuro da América Portuguesa, por intermédio da imigração européia em larga escala.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

4) (UEL) - Pode parecer estranho terem ocorrido tantas revoltas! Afinal, esse foi um período em que se procurou dar alguma autonomia às Assembléias Provinciais e também organizar a distribuição de rendas entre o governo central e as províncias. Porém, nunca eclodiram tantas revoltas em vários lugares do recém fundado Império do Brasil, contando, inclusive, com a presença dos setores empobrecidos da população.
O texto acima refere-se a que momento da história do Brasil? Assinale a alternativa correta.

a) Regências
b) Independência
c) Guerra do Paraguai
d) Assembléia Constituinte de 1823
e) II Reinado

5) (UEL) O tenentismo dos anos vinte pode ser concebido, segundo o historiador Boris Fausto, "como um movimento política e ideologicamente difuso, de características predominantemente militares, onde as tendências reformistas autoritárias aparecem em embrião. As explosões de rebeldia (...) se iniciam, em regra, com o caráter de tentativa insurrecional independente dos setores civis, e embora esse quadro pouco a pouco se modifique, até se chegar ao acordo nacional com as oligarquias dissidentes na Revolução de 30, o desencontro de caminhos permanece." (FAUSTO, Boris. A Revolução de 30: historiografia e história. 16. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1977. p. 80-81.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) Os tenentes eram porta-vozes de uma ideologia bem definida, baseada nos princípios filosóficos do positivismo.
b) A Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, pretendeu ser um episódio revolucionário de organização dos setores civis, que visava integrá-los ao movimento tenentista.
c) Representantes da elite do exército, formados na Escola Militar da Praia Vermelha, os tenentes procuraram superar os limites para uma ampla reforma no capitalismo nacional.
d) Os remanescentes do tenentismo combateram a chamada Revolução de 30, rejeitando assim compromissos com as reformas políticas de caráter liberal.
e) A disposição para o enfrentamento armado e o fato dos tenentes se apresentarem como salvadores da pátria foram traços característicos do romantismo tenentista.

6) (UEL) "Queremos nossa liberdade/ Liberdade para pensar e falar/ queremos escola para nossas crianças/ E queremos mais casas para o nosso povo... queremos: Leite, carne e pão/ E mais casas para o povo... Queremos/ Viver sem opressão/ Queremos progresso para nosso país."
Ataulfo Alves compôs, após a queda de Getúlio Vargas, em 1946, o samba "Isto é o que nós queremos", sobre o qual é correto afirmar:

a) O compositor expressa seu apoio ao governo varguista, cumprindo as determinações do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
*b) Ataulfo, para pensar no Brasil como uma nação em desenvolvimento, apropriou-se do nome do movimento queremista e tomou emprestada a retórica do regime de Vargas sobre prover o básico em alimentação e moradia aos trabalhadores.
c) O samba de protesto foi um gênero bastante difundido durante o Estado Novo e teve por intuito criticar o regime e estimular a deposição de Vargas.
d) Os protestos do letrista pela falta de moradia, alimentação e educação são um apelo estético, distante das dificuldades enfrentadas pela população no período pós-Getúlio.
e) O apelo ao progresso restringe-se à implantação de um sistema político democrático moderno no Brasil, que venha substituir a ditadura varguista.

7) (UEL)
"Oh se a gente preta tirada
das brenhas da sua Etiópia,
e passada ao Brasil,
conhecera bem quanto deve a Deus
e à sua Santíssima Mãe
por este que pode parecer
desterro, cativeiro e desgraça
e não é senão milagre
e grande milagre!"

(Antonio Vieira, 1633.)

As palavras do Padre Vieira representam as inquietações e hesitações de autoridades régias, eclesiásticas e de colonos frente à mais emblemática rebelião de quilombos coloniais, o Quilombo de Palmares - o "Estado Negro" encravado no Brasil escravista. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) No Brasil as comunidades remanescentes dos quilombos foram aniquiladas e com elas também a tradição oral dos povos africanos.
b) Vieira e outros jesuítas justificaram e defenderam a escravidão dos negros, combinando a idéia de missão com a de ordem escravista.
c) As tropas locais, instruídas pelos jesuítas, negociaram pacificamente a rendição dos mocambos da Serra da Barriga.
d) O insucesso das diversas expedições contra Palmares não alterou a política de prevenção contra fugas e ajuntamentos de fugitivos.
e) A palavra "milagre" usada por Vieira significa o triunfo da libertação dos negros do cativeiro.

8) (UEL) "O BRAZIL QUEM USA SOU EEUU"
(Grafite escrito em um muro da cidade de São Paulo)

A frase irônica procura contextualizar a relação política entre os Estados Unidos da América e o Brasil desde os movimentos pela independência no continente. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

I. A independência dos Estados Unidos, em 1776, incentivou os brasileiros que participaram de movimentos conspiratórios contra o poder colonial português.
II. Os Estados Unidos da América obrigaram Portugal a reconhecer a independência do Brasil, visando obter para si vantagens comerciais e tributárias no continente europeu.
III. A visão norte-americana do Pan-Americanismo, no século XIX, assegurou a independência econômica aos Estados americanos que conquistaram a liberdade política.
IV. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas e comerciais com os Estados independentes americanos, evidenciando a inter-relação da economia com a política.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III são corretas.

9) (UEL) "Há trezentos anos que o africano tem sido o principal instrumento da ocupação e da manutenção do nosso território pelo europeu, e que os seus descendentes se misturam com o nosso povo. Onde ele não chegou ainda, o país apresenta o aspecto com que surpreendeu aos seus primeiros descobridores. Tudo o que significa luta do homem com a natureza, conquista do solo para habitação e cultura, estradas e edifícios, canaviais e cafezais, a casa do senhor e a senzala dos escravos, igrejas e escolas, alfândegas e correios, telégrafos e caminhos de ferro, academias e hospitais, tudo, absolutamente tudo, que existe no país, como resultado do trabalho manual, como emprego de capital, como acumulação de riqueza, não passa de uma doação gratuita da raça que trabalha à que faz trabalhar". (NABUCO, Joaquim. Minha formação. Brasília: Editora UnB, 1981. p. 28-29.)

Com base no texto do integrante do parlamento no Brasil Império e nos conhecimentos sobre o trabalho escravo, é correto afirmar:

a) Apesar de defender a instituição permanente da escravidão, Joaquim Nabuco destaca a presença fundamental da mão-de-obra livre no contexto do desenvolvimento econômico do Brasil Império.
b) Para o estadista, o fim da escravidão abalaria de forma irreversível a produção agrícola e o comércio no Império.
c) O parlamentar é enfático em suas opiniões sobre a relevância que teve o trabalho escravo para a economia e a sociedade brasileiras.
d) A persistência da escravidão no Brasil por três séculos resulta da submissão dos africanos e da ausência de lutas contra o rigor do cativeiro.
e) A condição de grande proprietário, desfrutada por Joaquim Nabuco, reflete-se em sua visão contrária ao reconhecimento da contribuição do negro para a cultura nacional.

10) (UEL) A escravidão marcou profundamente as relações inter-raciais no tecido social do Brasil e dos Estados Unidos. Sobre as relações inter-raciais na atualidade, é correto afirmar:

a) No Brasil, os negros sofrem segregação e restrições legais formalizadas na limitação da escolha de moradias e do acesso a locais públicos.
b) Nos Estados Unidos, existe uma harmoniosa convivência entre negros e brancos nos diversos espaços públicos.
c) Os conceitos e categorias elaborados para analisar e descrever as relações sociais entre negros e brancos devem ser os mesmos para os dois países.
d) No Brasil a tese da "democracia racial" está consolidada, sendo que o preconceito e a discriminação racial restringem-se ao passado colonial.
e) As diferenças entre negros e brancos, que estruturam a sociedade brasileira, são alimentadas pelas desigualdades de classes e pelos preconceitos raciais.

11) (UEL) "Pelos campos a fome em grandes plantações / Pelas ruas marchando indecisos cordões / Ainda fazem da flor seu mais forte refrão / E acreditam nas flores vencendo o canhão / Há soldados armados, amados ou não / Quase todos perdidos, de armas na mão / Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição / De morrer pela pátria e viver sem razão / Nas escolas, nas ruas, campos, construções / Somos todos iguais, braços dados ou não / Os amores na mente, as flores no chão / A certeza na frente, a história na mão / Caminhando e cantando e seguindo a canção / Aprendendo e ensinando uma nova lição / Vem, vamos embora, que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Refrão)".


A canção intitulada "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, foi interpretada no Festival da Canção de 1967. Sobre ela, é correto afirmar:

a) Constituiu-se em veículo de propaganda política do regime militar, no intuito de forjar o patriotismo.
b) Tornou-se hino de contestação dos movimentos sociais a partir da década de 1970, assinalando a presença de novos sujeitos sociais no cenário político.
c) Defende que a luta social depende da emergência de grandes líderes políticos.
d) Sua letra está desvinculada da realidade nacional, tendo por objetivo mudanças no plano estético da canção brasileira.
e) Conclama os militantes a desistirem da luta pela justiça social nos seus respectivos espaços de atuação política.

.Italo Batista. História do Brasil