sábado, 25 de setembro de 2010

GABARITO - 8

01-C 02-A 03-B 04-A 05-D 06-C 07-E 08-E 09-A 10-B 11-C

.Italo Batista.

EXERCÍCIO - 8

01. (FUVEST-2008) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como

a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.
b) ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.
c) execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.
d) culminância de uma discussão popular sobre a neutralidade de Portugal com relação à guerra anglo-francesa.
e) exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então primeiro cônsul da França.

02. (FUVEST-2008) A atividade extrativista desenvolvida na Amazônia, durante o período colonial, foi importante, por que:

a) garantiu a ocupação da região e aproveitou a mão-de-obra indígena local.
b) reproduziu, na região, a estrutura da grande propriedade monocultora.
c) gerou riquezas e permitiu a abertura de estradas na região.
d) permitiu a integração do norte do Brasil ao contexto andino.
e) inviabilizou as aspirações holandesas de ocupação da floresta.

03. (FUVEST-2008) Sobre a economia brasileira durante a Primeira República, é possível destacar os seguintes elementos:

a) exportações dirigidas aos mercados europeus e asiáticos e crescimento da pecuária no Nordeste.
b) investimentos britânicos no setor de serviços e produção de bens primários para a exportação.
c) protecionismo alfandegário para estimular a indústria e notável ampliação do mercado interno.
d) aplicação de capital estrangeiro na indústria e consolidação do café como único produto de exportação.
e) integração regional e plano federal de defesa da comercialização da borracha na Amazônia.

04. (UNESP) Entre 1893 e 1916, eclodiram duas grandes revoltas populares no Brasil, a primeira conhecida como Guerra de Canudos (1893-1897) e a segunda, como Guerra do Contestado (1912-1916). Segundo defendem alguns historiadores, ambos os movimentos têm características comuns. Considerando essa tese, assinale a afirmativa correta.

a) Ambas foram orientadas por um líder messiânico.

b) Antônio Conselheiro e o "monge" José Maria eram adeptos do Integralismo.

c) Ambas aconteceram em regiões pobres e abandonadas do Nordeste.

d) Os revoltosos eram comunistas.

e) Em ambas, os revoltosos atingiram seus objetivos.

05 (UNESP) Entre 11 e 16 de fevereiro de 1922, realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Segundo Mário de Andrade, as mudanças ocorridas a partir da Semana de 22 e do Movimento Modernista significaram a fusão de três princípios: o direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional. Está inteiramente correto considerar como conseqüências da Semana de Arte Moderna:

a) a formação de uma geração de artistas que romperam com a arte barroca; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do Renascimento Italiano; a formação de grupos de artistas e salões de arte moderna em todo o Brasil.

b) a formação de uma geração de artistas acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas da Missão Artística Francesa; a formação de grupos de artistas e de salões de arte neoclássicos.

c) a formação de uma geração de artistas que romperam com a estética modernista; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas contemporâneas; a formação de grupos de artistas e salões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro destinados a exposições de arte moderna.

d) a formação de uma geração de artistas que romperam com os ditames acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos primitivos; a formação de grupos de artistas, tais como o Clube dos Artistas Modernos e a Sociedade Pró Arte Moderna de São Paulo.

e) a formação de uma geração de artistas que romperam com o estilo clássico; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do estilo Rococó; a formação de grandes exposições de Arte, como a Bienal de São Paulo.

06. (UNESP) O Integralismo foi um movimento de direita inspirado no fascismo, bastante atuante no primeiro período da Era Vargas, sobretudo entre 1934-1937. Ao fascismo integralista se opunha a chamada esquerda aliancista, que tinha à frente o PCB de Luís Carlos Prestes. A respeito do Integralismo, fazia parte de seu ideário o:

a) comunismo.

b) antimilitarismo.

c) monopartidarismo.

d) esquerdismo.

e) antinacionalismo

07. (UNESP) Entre fins de fevereiro de 1945, quando José Américo de Almeida rompeu o cerco da censura, e 29 de outubro, com a deposição de Vargas, a sociedade brasileira, em pleno processo de democratização política e mobilizada em dois campos antagônicos, assistiu e participou de um movimento de massa, de proporções grandiosas.

(Jorge Ferreira, in O Brasil republicano: o tempo da experiência democrática.)

Esse movimento de massa de que fala o historiador, acontecido imediatamente após a deposição de Getúlio Vargas, ficou conhecido como

a) queremismo.

b) o dia do Fico de Vargas.

c) crencionismo.

d) getulismo.

e) populismo.

08. (UNESP) O General Golbery do Couto e Silva, desde os anos 1950, preocupava-se com espionagem política. Pouco antes do Golpe Militar de 1964, o Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) reuniu milhares de fichas e dossiês de pessoas, material que seria levado para um órgão de espionagem política criado por Golbery três meses depois do Golpe e que iria atuar durante os anos do Regime Militar. Como foi chamado esse órgão de espionagem política do Regime Militar de 1964?

a) Departamento de Ordem Política e Social (Deops).

b) Delegacia de Ordem Política e Social (Deops).

c) Agência Nacional de Informação (ANI).

d) Polícia Federal (PF).

e) Serviço Nacional de Informações (SNI).

09. (UNESP) Ao mesmo tempo que a Coroa lusa mantinha uma política de reformas do absolutismo, surgiram na Colônia várias conspirações contra Portugal e tentativas de independência.
Elas tinham a ver com as novas idéias e os fatos ocorridos na esfera internacional, mas refletiam também a realidade local. Podemos mesmo dizer que foram movimentos de revolta regional e não revoluções nacionais.
(Boris Fausto, História do Brasil. )
Acerca dos movimentos relacionados com a crise do sistema colonial, é correto afirmar que

(A) a Inconfidência Mineira foi a primeira tentativa de rompimento dos laços coloniais com a metrópole portuguesa e, entre os seus projetos, havia o de organizar uma república independente.
(B) a Conjuração Baiana, do fim do século XVIII, representou os interesses dos setores mais conservadores da sociedade baiana, que defendiam a manutenção da escravidão e os privilégios da elite local.
(C) a Revolução de 1817, eclodida em Pernambuco e disseminada por grande parte do nordeste brasileiro, defendia a ordem imperial na figura do rei Dom João VI, desde que houvesse restrições ao tráfico de escravos.
(D) a Conjuração Carioca, do início do século XIX, foi a mais popular das rebeliões inseridas no processo de emancipação política do Brasil, pois defendia o voto universal para todos os brasileiros.
(E) a Revolta dos Malês, de fins do século XVIII, teve como centro de operações a cidade de Salvador e defendia a independência do Brasil e a imediata abolição do tráfico de escravos para o Brasil.

10. (UNESP) Os artigos seguintes foram extraídos do Ato Adicional de 1834, que alterou a Constituição de 1824.
Art. 1.º O direito reconhecido e garantido pelo art. 71 da Constituição será exercido pelas Câmaras dos Distritos e pelas Assembléias que, substituindo os Conselhos Gerais, se estabelecerão em todas as Províncias com o título de Assembléias Legislativas Provinciais.
(...)
Art. 32. Fica suprimido o Conselho de Estado.
(Coleção das Leis do Império do Brasil de 1834.)
A legislação resultou:

(A) da hegemonia política do partido português, que impôs seus interesses aos demais partidos do período regencial.
(B) de negociações entre moderados, exaltados e restauradores, com concessões para cada uma dessas facções políticas.
(C) das práticas autoritárias dos regentes, que pretendiam insistir numa política de caráter centralizador.
(D) da hegemonia dos grupos políticos defensores da escravidão e da diversificação de nossas exportações.
(E) da forte pressão popular exercida pelas rebeliões regenciais, em especial a Praieira, ocorrida em Pernambuco.

11. (UNESP) Já em 1973-74, alguns setores empresariais manifestavam suas críticas à “demasiada centralização das decisões” e à forte presença do Estado na economia, defendendo em seu discurso a “livre iniciativa” em oposição ao que chamavam de “estatização da economia”.
(...)
Para as classes médias urbanas, a crise atingiu seu padrão de vida com a queda dos salários e do poder aquisitivo, além da ameaça do desemprego. Parcelas cada vez maiores passaram a ver o regime com olhos críticos e a manifestar a sua oposição à ditadura.
(...)
Para a classe trabalhadora, a crise significou o aprofundamento do arrocho salarial, do desemprego, da miséria (...)
(Nadine Habert, A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.)
Considerando os fragmentos, é correto afirmar que o processo de abertura política no Brasil.

(A) garantiu a união nacional, pois toda a sociedade passou a defender a maior presença do poder público na economia.
(B) trouxe benefícios especiais às classes trabalhadoras urbanas, pois a economia voltou a crescer a partir de 1980.
(C) envolveu interesses diversos em função das imensas desigualdades presentes na sociedade brasileira.
(D) sempre esteve nas mãos dos grupos de esquerda, gerando um processo rápido e com punições aos agentes da ditadura.
(E) contou com a oposição da classe operária, que se beneficiou com uma série de políticas afirmativas do governo militar.

.Italo Batista.  Devemos estudar pois é a única maneira de se obter o conhecimento!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

GABARITO - 7

01 – D 02 – B 03 – C 04 – A 05 – B 06 – C 07 – B
08 – A 09-A 10 – E 11 - A

EXERCÍCIO - 7

01.(COVEST) O governo de Juscelino Kubitschek trouxe propostas de modernização da sociedade brasileira, muitas delas, efetivadas, uma vez que, na época de J. K., houve:
A)um grande crescimento industrial, sem ajuda do capital estrangeiro.
B)um controle da inflação, com a intervenção do FMI.
C)uma dinâmica político-cultural, com o surgimento do movimento tropicalista.
D)uma política de incentivo ao desenvolvimento do Nordeste, com a fundação da SUDENE.

02. A Era Vargas (1930-1945) foi decisiva para uma nova configuração do Brasil. Em relação a esse período, assinale a opção correta.

A) A Ação Integralista Brasileira representou, no Brasil dos anos trinta, a bandeira da transformação revolucionária, tendo na URSS seu modelo inspirador.
B) O Estado Novo correspondeu ao período ditatorial do Governo Vargas, com matizes ideológicos fascistas e forte aparelho repressor.
C) Ao participar da Segunda Guerra Mundial ao lado dos países do Eixo, o Brasil ficou isolado em relação aos vizinhos americanos.
D) Ao criar a PETROBRAS, em plena Segunda Guerra Mundial, Vargas recebeu o apoio do empresariado nacional, politicamente filiado à União Democrática Nacional (UDN).

03. (FUVEST) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como

a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.
b) ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.
c) execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.
d) culminância de uma discussão popular sobre a neutralidade de Portugal com relação à guerra anglo-francesa.
e) exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então primeiro cônsul da França.

04. (FUVEST) A atividade extrativista desenvolvida na Amazônia, durante o período colonial, foi importante, porque:
a) garantiu a ocupação da região e aproveitou a mão-deobra indígena local.
b) reproduziu, na região, a estrutura da grande propriedade monocultora.
c) gerou riquezas e permitiu a abertura de estradas na região.
d) permitiu a integração do norte do Brasil ao contexto andino.
e) inviabilizou as aspirações holandesas de ocupação da floresta.
05. (FUVEST) Sobre a economia brasileira durante a Primeira República, é possível destacar os seguintes elementos:
a) exportações dirigidas aos mercados europeus e asiáticos e crescimento da pecuária no Nordeste.
b) investimentos britânicos no setor de serviços e produção de bens primários para a exportação.
c) protecionismo alfandegário para estimular a indústria e notável ampliação do mercado interno.
d) aplicação de capital estrangeiro na indústria e consolidação do café como único produto de exportação.
e) integração regional e plano federal de defesa da comercialização da borracha na Amazônia.

06. (UMC) A colonização portuguesa no Brasil perdurou quase 300 anos. A forma de colonização foi denominada pela historiografia como Antigo Sistema Colonial. Entre as alternativas abaixo assinale as características desse sistema.

a) Escravidão, produção para o consumo interno e minifúndios
b) Trabalho assalariado, produção industrial e exportação
c) Escravidão, agroexportação e latifúndio
d) Trabalho assalariado, agroexportação e latifúndio
e) Escravidão, produção industrial e exportação

07. (UMC) O final da Ditadura Militar no Brasil (1964/1985) foi marcado por um movimento popular e político-partidário que aglutinou diversas forças políticas durante o seu processo. Foi um movimento que levou milhares de pessoas às ruas conclamando a redemocratização do Brasil, Assinale entre as alternativas abaixo o nome desse movimento.

a) Movimento dos "Cara Pintada"
b) Movimento pelas Diretas-Já
c) Greves do ABC paulista
d) Guerra de Canudos
e) Revolta da Armada

08. (FATEC) O sistema de Capitanias Hereditárias

a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimulou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia.
b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários e desvinculada do governo português.
c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deveres dos donatários, e a Carta Foral, que definia as
condições da posse de capitania.
d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do
Atlântico.
e) dava ao capitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.

09. (FATEC) Sobre o período regencial brasileiro afirma-se:

I. A Constituição de 1824 previa a eleição de um regente, caso o imperador estivesse impossibilitado de governar. Como o herdeiro era menor de idade, a Assembléia Geral viu-se forçada a eleger tal regente.
II. Pelo Ato Adicional de 1834 substituía-se a Regência Una por uma Regência Trina, tirava-se a autonomia das províncias e criava-se o Conselho de Estado.
III. Foram criadas três correntes políticas: a dos chimangos (que queriam a autonomia para as províncias), a dos restauradores (que eram a favor da monarquia e da centralização administrativa) e a dos farroupilhas (que tinham como objetivo o retorno de D. Pedro I ao trono imperial). Deve-se dizer, sobre essas afirmações, que:

a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.

10. (FATEC) Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que:
a) se caracterizou pela aliança entre Vargas, os EUA e as forças democráticas da Alemanha.
b) se marcou pela preocupação de Vargas em definir ideologicamente o regime para obter o apoio dos EUA.
c) se caracterizou pela não intervenção do Estado no campo econômico e social, criando condições para o agravamento da luta de classes.
d) se iguala ao fascismo pela grande mobilização popular e existência de um grande partido de massas (PTB).
e) se caracterizou pela centralização absoluta do poder nas mãos do Executivo, representado por Vargas e seus auxiliares mais próximos, anulando a autonomia
federalista dos estados.

11. (FATEC) Afirma-se sobre o governo de Juscelino Kubitschek:

I. Possuía dois conceitos chave: o nacionalismo e o desenvolvimentismo.
II. Lançou o Plano de Metas, apontando como áreas prioritárias para o investimento estatal os setores de energia, alimentação, educação, transporte e indústria
de base.
III. Implantou a reforma agrária, desagradando a elite latifundiária brasileira.
IV. Era elitista, favorecendo os setores empresariais ligados direta ou indiretamente ao capital transnacional.

Está correto o que se afirma em
a) I, II e IV apenas. b) I, II, III e IV.
c) I e III apenas. d) II, III e IV apenas.
e) I, III e IV apenas.


. Italo Batista .